quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Trabalhando com a luz:


(as velas utilizadas neste post foram feitas por Mirta Herrera Camerini para o Atelier Candles in the wind)

As velas simbolizam a luz e a transformação. È muito importante saber como devem ser utilizadas para evitar a influencia de energias indesejáveis. As velas guardam uma relação entre o espírito e a matéria. O espírito é simbolizado pelo fogo, pela chama das velas. Corresponde ao elemento fogo: aquela força que nos impulsiona a criar, a nos apaixonar. Representa a iniciativa em todos os aspectos da vida. È o individual e abstrato. A parafina, a cera, está relacionada com a matéria, com o elemento terra: o que concretizamos o que materializamos em todos os aspectos da vida. È o concreto e tangível. Segundo diferentes culturas e em diferentes épocas das civilizações, a chama de uma vela representa as forças espirituais da natureza e/ou a potencia fértil de todos os seres. Em todas as tradições, é símbolo da purificação, da iluminação e do amor universal. È a imagem da transcendência. O fogo foi sempre venerado em todas as religiões. Os ritos de purificação a traves do fogo sempre estiveram presentes em muitas culturas. No Cristianismo, o símbolo da luz representa á Cristo. Não existe nenhuma igreja onde as luzes não estejam acesas. Estão sempre presentes nas rezas cristãs. A relação da chama com a fertilidade, também é universal. Na Grécia Antiga, eram oferecidos círios acesos ás divindades para pedir á fertilidade das mulheres. Segundo uma velha tradição européia, as velas são usadas no culto dos antepassados. E na tradição egípcia, os sacerdotes faziam predições a traves das chamas das suas lamparinas em rituais dentro dos templos.
Sempre que acendemos uma vela, é importante fazer a seguinte afirmação: “Onde há luz, não entram as trevas” por quê? Não podemos esquecer que somos energia e estamos rodeados de energia. Muitas vezes, e até sem querer, podemos atrair energias indesejáveis. Por isso, depois desta afirmação, invoque aos ANJOS para que irradiem as suas luzes sempre e protejam o ambiente onde a vela foi acessa. E se tiver algum pedido em especial acrescente: “ Dentro da Verdade e da Justiça Divina e se estiver no meu merecimento”
No Atelier Candles in the Wind, encontrará varios formatos. As velas realizadas no Atelier foram feitas para decoração, mas nada impede que se você quer harmonizar um determinado ambiente ou mesmo fazer um pedido, possa utiliza-las com uma determinada finalidade. Mas não esqueça da invocação e da afirmação anterior.
Seguem exemplos de formatos de velas:

Velas redondas: simbolizam as mudanças, a busca. Sempre que deseje colocar luz numa situação que está por alguma razão, adormecida.



Velas quadradas: estão relacionadas com os 4 elementos: fogo, terra, ar e água. Simbolizam a estabilidade material. Sempre que desejemos concretizar objetivamente algo, colocamos luz, nesse desejo. Outorgará força e solidez.

Velas pirâmide: representa a Trindade: Pai, filho, Espírito. Ideal para meditação, para conexão com o EU superior, para realizações e para adquirir mais confiança em nossa força espiritual e no desenvolvimento dos nossos projetos.


Velas perfumadas: Os aromas permitem que a cor some-se à força que imprime cada essência. Os aromas atuam sobre nosso sistema nervoso, inclusive estimulam as distintas funções do organismo a nível sensorial e extra-sensorial.


Velas em formato de Lua: o formato da meia lua representa á água. È relacionado aos sonhos e á Lua. Sempre que deseje aumentar sua capacidade intuitiva, medite com este formato, sempre aceso em Lua crescente ou lua cheia, nunca em quarto minguante.


Velas cones, triangulares e hexagonais: ideais para superar disputas. Sempre que deseje vencer seja a nível comercial ou judicial.


Velas com ideogramas: são velas utilizadas no Feng Shui e podem ser colocadas em qualquer ambiente, já que enfatizam uma qualidade, uma palavra. E não podemos esquecer que a palavra tem poder.


Sempre mantenha todos os cantos da sua casa em harmonia. Seja com velas, com flores, com pinturas, com tudo aquilo que possa lhe fazer sentir bem!
Toda e qualquer pessoa pode fazer as suas próprias velas. Trabalhar com parafina, com a luz, com as cores, as formas, os aromas é toda uma terapia!
Além da satisfação que pode-se sentir ante um arranjo bonito, a sua casa, o seu cantinho estará sempre com uma luz e toda vez que você acenda essa luz, estará iluminando também o seu interior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário